João: 5. 1.15
1. Depois
disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém. 2. Ora, em
Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico
Betesda, o qual tem cinco alpendres. 3. Nestes jazia grande multidão de
enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.] 4.
[Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o
primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer
enfermidade que tivesse.] 5. Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito
anos, estava enfermo. 6. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim
havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são? 7. Respondeu-lhe o enfermo:
Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque;
assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8. Disse-lhe Jesus:
Levanta-te, toma o teu leito e anda. 9. Imediatamente o homem ficou são; e,
tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado. 10. Pelo que
disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito
carregar o leito. 11. Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse
mesmo me disse: Toma o teu leito e anda. 12. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o
homem que te disse: Toma o teu leito e anda? 13. Mas o que fora curado não
sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar.
14. Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não
peques mais, para que não te suceda coisa pior. 15. Retirou-se, então, o homem,
e contou aos judeus que era Jesus quem o curara.
Em meio a centenas
de enfermos e ansioso pelo o agitar das águas, o paralítico não se deu conta de
quem tinha chegado ao tanque, vemos isso na sua resposta e notamos que ele não tinha
conhecimento de quem lhe tinha feito a pergunta que não o fizeram. Vejamos: ele
esta em um lugar chamado Betesda, que significa lugar de misericórdia, onde o que
mais falta é misericórdia, ao responder a Jesus ele diz algo triste sobre o
lugar, Senhor não tenho ninguém que quando agitada a água me ponha no tanque, ninguém
se importava todos queriam ser sarados de suas enfermidades e voltar pra seus
lares e familiares, era cada um por si. Diante dessa resposta vemos a
similaridade dos habitantes de Betesda, com algumas igrejas atuais que ainda estão
presas diante dos "tanques" sociais, religiosos, políticos, místicos e
ocultistas, onde cada um busca seus próprios interesses.
Vamos de forma lacônica analisar toda esse narrativa onde destacaremos algumas
particularidades com a igreja, por isso escolhemos tal tema.
No início da narrativa de João ele começa falando de uma festa.
·
A festa: João:
5.1. [...] havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu
a Jerusalém.
Todos sabemos
que festa é atrativo, festa fala de alegria ninguém faz festa fúnebre, nem
quando perde algo. No caminho da festa havia um lugar de tristeza e dor, mais
os "sãos" não percebiam, pois todos estavam ocupados com a festa, com
a roupa nova, com os amigos passavam pelo lugar de misericórdia sem misericórdia.
Hoje não é diferente hoje somos atraídos por nossas "festas" e
eventos e não percebemos os enfermos sociais e espirituais em nossa volta, Paulo
o apóstolo dos gentios uma vez escrevendo disse: alegrai-vos com os que se
alegram; chorai com os que choram. (Rm 12.15), infelizmente hoje está difícil
se alegrar imagine chorar, sem falar que a festa era em Jerusalém capital
religiosa de Israel, não era qualquer festa era uma festa em Jerusalém (templo
sede). Hoje a igreja atual e rica em eventos evangelísticos, eventos missionários
e eventos pentecostais, onde reina o exclusivismo. O pregador convidado para
festa "ganha" muitas almas, mais não cuida de nenhuma fica na
responsabilidade da Igreja local que a pós o evento já está se preparando pro próximo,
e sim continua à pensar nas festas. Mas como sempre Jesus quebra o protocolo
ele ia pra festa e foi de fato, mas no caminho parou e foi em direção da casa
de misericórdia sendo Ele a personificação da misericórdia de Deus Pai, dando um
lindo e arrasador exemplo de amor. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu
vos fiz, façais vós também. (Jo13.15), Jesus foi a festa não sabemos ao certo
que festa era esse, talvez fosse a festa dos pães asmos ou tabernáculos. O historiador
Lambert Dolphins *cronologicamente a única Festa Judaica, que o evangelho de
João, poderia estar se referindo era a festa de Purim, pois segundo o
historiador e suas pesquisas a Festa de Purim caiu no dia de sábado (João 5:9)
nesta época. E com certeza segundo vários historiadores Purim foi a única festa
que caiu em Shabat (sábado) entre os anos 25 à 35 D/C. (neste caso no ano 28
D/C). Mas são especulações. Mesmo sem saber o caráter da festa sabemos que era
importante essa festa, mas Jesus resolver ir primeiro atender a necessidade do
reino, que era seu real objetivo. Será que o objetivo da Igreja e realizar
grandes eventos ( festas) ?.
·
A espera de um mover:
Jo.5.3. Nestes jazia grande multidão de
enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.]
Vemos aqui que João deixa
claro que todos tinha problemas diferentes mas a mesma expectativa o movimento
das águas, expectativa essa que os vendou diante da presença de Jesus,
encontramos diversos tipos de pessoas na igreja; aqueles que são
"perseguidas", os "sensíveis", os "mal compreendidos",
etc, que por não presta a atenção das Santas escrituras e na mensagen do
evangelho ficam detidos ao movimento, o pregador não falou em línguas !!
Mensagem fria, esse louvor tem que ser pentencostal e acompanhado com palmas e Pulinhos
!!! Esperam mensagem de alto ajuda e vitoriosas, as mensagens cristocentricas e
escrituristicas, são chatas e tira o foco do movimento, como essas pessoas
registradas por João, somos nós, Jesus entra e sai do nosso meio e não o
percebemos, por que esperando Ele no movimento, mas ele vem muitas vezes em silêncio.(Cf:
1 Reis: 19.12.).
·
A espera do anjo:
João: 5. 4. [ Porquanto um
anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água. [...].
Algumas escavações
arqueológicas feitas no local onde se localizava o tanque, foi encontradas
pinturas de anjos movendo as águas do tanque, na época de Jesus já existia
muita superstição e misticismo uma delas é talvez a mais conhecida era a do
anjo de Betesda, todos esperavam esse famoso anjo, não sabemos quantas vezes
ele aparecia e nem se de fato aparecia, mas todos do tanque acreditavam que
entrando na água após o agito eram curados, não teremos dificuldades nenhuma de
fazer tais comparações porque hoje oque se mas ver e misticismo e ocultismo nas
igrejas neopentecostais, quem não lembra da água em cima da TV ? Ou das
campanhas das sextas- feiras da libertação? Hoje até parece que Jesus precisa
de ajuda pra curar, liberta, abençoar, dar livramento entre outros, não precisa!
Nem se fala de salvação essas "macumbinhas" serve pra tudo menos pra salvação,
lamentável !!. Voltando ao assunto não precisamos de nada material para provar
o imaterial, não precisamos de chaves que abre "todas" as portas porque
quando Ele fecha ninguém abre.(Cf Ap: 3. 7). Não precisamos de nenhum objeto
ungido pra expulsar demônios, pois só saem no nome de Jesus. Mc 16.17. E estes
sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão
novas línguas;
Mateus: 7.22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor,
não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em
teu nome não fizemos muitos milagres ?
Esse texto e terrível
não basta somente usar o nome de Jesus tem que ser fiel a Ele, Infelizmente
poucos são.
·
A pergunta de Jesus:
João: 5. 6. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que
estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?
Parecia ser uma
pergunta bem óbvia, Jesus sabia que
aquele homem estava naquela situação a trinta e oito anos e oque mais Queria era
ficar são. Oque o mestre pretendia com uma pergunta aparentemente simples? Na
verdade Jesus queria saber se o paralítico estava pronto pra sair do
conformismo, se de fato estava pronto pra mudar sua rotina de sofrimento e
gozar de uma saúde perfeita. Será que nos estamos prontos pra sairmos da nossa
redoma social ou espiritual? Muitas vezes oramos por mudança, mas não queremos
mudar, toda ação tem uma reação até mesmo nas coisas com respeito a
espiritualidade, isso era oque Jesus queria saber, estamos prontos pra sairmos?
E arca com as consequências da mudança? João relata três grandes desafios; a
cama (leito), os líderes religiosos e o sábado, falaremos mais na frente sobre
cada um. Quantos de nós não já pedio pra ser usado por Deus, mas quando Deus
vai nos usar temos medo das reações não serem favoráveis, clamamos pra que Ele
fale conosco mas queremos escolher as palavras com medo da reação da doutrina.
O eco da pergunta de Cristo até hoje é ouvido, queres ficar são? Mas de que ?
Hoje em dia temos muitos "paralíticos" que são movidos pelo incentivo
financeiro, que depende de sistemas sociais, religiosos e políticos, aí quando Jesus
quer liberta dessas deficiências muito não tem coragem de se levantar e andar
sobre seus próprios pés.
·
A resposta do paralítico:
João: 5. 7. Respondeu-lhe o enfermo: Senhor,
não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim,
enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Para entendermos
a resposta analisaremos dois pontos :
Primeiro ponto:
será mesmo que não tinha ninguém ali no momento do mover das águas ? Ou tinha ?
Mas cada um cuide do seu problema, talvez esse fosse o lema daquele lugar,
podemos dizer com firmeza que que todos tinha problemas, mas tinha pessoas que
poderia esperar um pouco e sentir misericórdia do seu semelhante que estava em
situação pior.
Segundo ponto:
em sua resposta talvez ele tenha entendido que Jesus queria ser seu
acompanhante, pois na história bíblica nos diz que alguns dos enfermos ali que
tinham condições financeiras poderia pagar uma pessoa para acompanhar a enfermo
ou até mesmo um parente, quando Jesus pergunta: Queres ficar são? Ele pode ter entendido
que no próximo agito das águas, Jesus o colocaria no tanque.
Quem nunca ouviu
a frase, 'a prova e grande irmão', mas não sabemos que quem nos ouve está no meio
de um deserto, e quando sabemos dizemos 'quando Deus coloca na prova ninguém
pode ajudar e ele é Deus' por que não temos coragem de dizer: Ele que se vire
quero é resolver os meus problemas! , e esquecemo-nos dos ensinos do Mestre
onde devemos ajudar e amar até mesmo
nossos inimigos quanto mais nossos irmãos independente da nossa situação, a
hipocrisia tem sido grande em nosso meio "não ajudo por que não faz parte
da minha denominação", "se fosse crente eu ajudaria", "eu
passo por coisas pior", essas frases mostra como o amor tem esfriado (Mt
24.12), mas Deus sempre terá um samaritano na igreja.
·
Toma o teu leito (cama)
João: 5. 8.
Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
Na história do
Cristianismo não se fez tanto uso de títulos como estão sendo usados hoje,
pastores, evangelista, missionário, apóstolo, bispo e reverendo são os mais comuns,
mas tem os títulos apelativos, como: conferencista internacional, avivalista e até
o caçador de enfermidades, tem até título de acordo com o estilo de quem o usa,
como: bola de fogo, Voz de trovão, pregador de fogo entre outros, só que Cristo
deixa uma lição maravilhosa ao curar o paralítico quando ele diz toma a tua
cama e anda (vai), claro que sabemos que o homem curados não tinha título a não
ser o de paralítico mas Jesus manda ele levar a cama pra que quando acontecer
dele se esquecer de onde estava olhar pra ela e lembrar já fui aleijado, quando
um homem "chamado" por Deus deixa de olhar pra cama ele começa a
pensar que sua capacidade intelectual o levou até onde ele chegou, Quando na verdade Deus o libertou das drogas,
prostituição, incredulidade e outras coisas mais, a cama mostra nossa origem,
mostra nossa incapacidade, nossa limitação nunca devemos abandonar nossa cama
ela nos dará humildade, temor e mostrará quão misericordioso e Deus para conosco.
Quando não damos atenção a nossa cama, esquecemos-nos do maior milagre: nossa salvação.
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O dia era sábado.
João: 5. 9 [...] Ora, aquele dia era sábado.
Sábado como sabemos
era sagrado para os judeus (Ex 20.8), esse era um dos pivores que acendia a ira
dos religiosos contra Jesus (Jo 5.16), e é exatamente num sábado dia de festa que
Jesus resolve visitar e curar o paralítico. Quebrando mas uma vez o protocolo Jesus
mostra que seu poder não se limita a regras ritualísticas (Mt 12.8), ainda hoje,
mesmo na nova aliança tem denominação que guarda o sábado e nada contra com
isso, mas as igrejas neopentecostais não pode nem tem o direito de chama-los de
hereges ou coisa parecida por que não guardam o sábado mas tem a sexta feira da
libertação, tem as campanhas de sete domingos abençoados pra começar bem a
semana, onde quem só é agraciado e quem faz parte da campanha comprando algo "ungido"
levando fotos ou roupas de parentes ( fazendo assim uma réplica de aparecida do
Norte, na igreja). Quantos debates já não foram feitos e será ainda realizado
sobre tal tema polêmico o sábado, perdemos tempo por causa de um dia qualquer e
deixamos o principal de lado a misericórdia.
·
A indignação dos líderes religiosos.
João: 5. 10. Pelo que disseram os judeus ao que fora
curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
·
Após o milagre o homem foi questionado pelos líderes
religiosos (os judeus), eles não queriam saber nem tão pouco se alegrar no fato
de sua cura. Não é lícito !! Disseram eles, mas o paralítico animado e feliz
por sua graça alcançada, mesmo ainda sem saber que quem lhe curou foi Jesus,
ele percebe sua autoridade e poder respondendo então aos líderes. [...] Aquele
que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda.(Jo 5.11). O
problema se deu porque aquele homem não podia carregar sua cama nas costas por
que era sábado. Nesse interrogatório notamos algo engraçado, quando fazemos um
paralelo entre os líderes judeus e alguns líderes atuais; vejamos a questão
todo se deu por conta do sábado onde Jesus como DEUS realizava muitos milagres por isso eles perseguiam-o, já nos tempos
atuais o que se mais espera e milagres, curas e libertações mas sem a
centralidade de Cristo, não importa o tipo de mensagem que o mensageiro tenha
desde que aconteça alguma coisa. Não se fala de arrependimento nem de santidade
isso é coisa do passado, não importa se tem que comprar algo "ungido", desfazendo assim o sacrifício
maior, o da CRUZ.
·
A autoridade de Jesus
João: 5. 12. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem
que te disse: Toma o teu leito e anda?
O milagre era evidente
e inegável todos sabiam da situação daquele homem, trinta e oito anos sofria em
seu leito, mas a preocupação era, quem te mandou tomar o teu leito e andar ? Essa
pergunta o ex-morador de Betesda não sabia responder, eles queriam saber quem teria
tal autoridade para feito tão grande, eles não queria reconhecer que Jesus tinha
autoridade do céu, que vinha do Pai. Os fariseus e os escribas tinham muito prestígio
e status na sociedade mas viviam de aparência, seu julgo era mui pesado, Jesus tinha
uma doutrina diferente uma autoridade que excedia a dos líderes judeus (Mt 7.29),
isso causava muita inveja. Inveja infelizmente tem tomado conta dos púlpitos do
Brasil. Hoje não se luta mais contra o pecado, mas entre si, uma disputa carnal
de poder e grandeza, cada um que construa seus mega templos, realizem seus
super-eventos querem espaço na mídia, o lema é cada um no seu quadrado, os
fariseus, saduceus e escribas só se encontrava em tempo de festa ou quando seguiam
Jesus, para acusá-lo, não é diferente hoje só vemos alguns líderes juntos
diante dos holofotes da mídia, nos encontros convencionais ou em atos políticos,
depois disso fecham-se os portões denominacionais, cada um com sua doutrina e
costume esperando a próxima encenação.
·
Jesus exige uma vida de santidade
João: 5. 14. Depois Jesus o encontrou no templo, e
disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa
pior.
Depois de tanta
confusão por causa dos judeus, o homem se encontra com Jesus e recebe uma ordem;
não peques mais. Jesus não tinha só curado sua enfermidade, mas sua alma também,
em meio a alegria do milagre ele é alertado que deveria preservará sua vida santa para não ser acometido por algo pior,
Jesus exige santidade, só por meio dela que chegaremos a Deus. Hb 12.14 [...]
santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. A geração de Jesus foi a geração
que mais viu milagres, mas mesmo assim foi a mais incrédula, mesmo neste cenário
escasso de fé Jesus nunca deixou de realizar sua obra, sempre encontrava no
caminho alguém que cria Nele. Certo dia estava vendo um vídeo onde um "apóstolo"
foi questionado por uma pessoa, porque ele não falava de salvação nem de
santidade, ele o "apostolo" ficou zangado e respondeu com irá, herege!
Herege! Um pregador que só prega essas coisas (salvação e santidade) e herege.
Fiquei surpreso com esse fato, hoje se prega um evangelho "poderoso" que
cura, que enriquece que liberta de vícios, mas o verdadeiro Evangelho que cura
a alma, que faz juntarmos tesouros no céu e que nos liberta do nosso egocentrismo
que faz com que nós nos despojemos do velho homem, esse foi o evangelho anunciado
pelo Deus encarnado, que manifesta seu poder na vida dos que Nele confia. Hoje
temos múltipla escolha no requisito no que diz respeito ao evangelho, tem de
todo tipo e jeito, mas qual seria o verdadeiro? O apóstolo Paulo escrevendo a
igreja de Coríntio.
2 Coríntios:
4. 4. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para
que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a
imagem de Deus.
Paulo destaca
algumas características do verdadeiro Evangelho. Evangelho da glória de Cristo o
qual reflete a imagem do Eterno Deus, Jesus não é mais o centro dos cultos a
igreja está andando nos passos de Laodiceia, não sentem mais a falta do criador,
estão abastadas de bens corruptíveis, perderam a visão. Nada pode nos tirar o olhar
do fundamento da Igreja, o apóstolo deixa claro para os Romanos quando escreve:
Romanos: 8.
35. Quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a
perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36. Como está
escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados
como ovelhas para o matadouro. Nada pode tirar nossa visão Nele.
A festa não impediu
de Jesus se aproximar do paralítico, a preocupação do paralítico em não ter
ajuda, não impediu de Jesus o curar, os líderes religiosos não puderam impedir o
encontro com o ex-paralitico. Jesus queria terminar a obra não podia deixar aquele
homem seguir sem saber que era necessária uma vida de renúncia, a partir de
agora, quando acontece um milagre em meio ao culto e ótimo e o poder de Deus se
manifestando, mas toda a alegria do milagre não pode exceder o maior milagre de
todos os tempos, que é a Salvação.
Conclusão:
Nessa linda passagem bíblica onde vemos o agir do Messias
de forma poderosa, percebemos que a verdadeira necessidade dos moradores de Betesda
era muito mais espiritual do que mesmo algo física, Jesus manifesta sua graça
indo até o tanque, deixa claro que seu trabalho era desfazer as obras do diabo.
1Jo 3.8. Quem comete pecado é do Diabo; porque o
Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para
destruir as obras do Diabo.
Jesus deixa um exemplo claro que não basta somente
curar o corpo, mas também a alma do perdido.
Que em nossos corações nunca se apague a chama do
verdadeiro Evangelho.
Por Paulo Sérgio Meira (Colunista do Blog)
Por Paulo Sérgio Meira (Colunista do Blog)
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